por Jornal de Londrina

rodareverberaweb.jpg

Seminário discute dinâmicas para cultura brasileira

De 16 a 22 de novembro, Londrina recebe o segundo pólo do Seminário Internacional e encontro nacional de coletivos de arte – ReverberAções 2006

Da Redação
n.com@sercomtel.com.br

A cidade de Londrina, mostrando mais uma vez que está antenada ao que acontece no universo cultural, recebe, de hoje até o dia 22, a semana a edição sul do Seminário Internacional e Encontro Nacional de Coletivos de Arte – ReverberAções 2006, que tem como objetivo reunir profissionais e produtores de artes visuais para discutir formas e alternativas para as dinâmicas culturais brasileiras.

De acordo com Flavia Vivacqua, curadora do projeto, Londrina será a segunda cidade a receber o encontro, que teve a primeira edição realizada em São Paulo, que traz na sua programação rodas de debates e mostras audiovisuais, entre outras atividades. “Será um evento para pensar em arte e cultura, na participação política, dando destaque a processos coletivos, espaços autônomos, virtuais e iniciativas ou ações continuadas, que vêm se fortalecendo no Brasil, principalmente após 2000”, disse.

Na quinta-feira, às 18h20, haverá uma recepção aos participantes do seminário e também o lançamento da publicação ReverberAções 2006, com distribuição gratuita da Revista Numero e da publicação Multiplicidade. Antes disso, a partir das 17h, ocorre a primeira sessão da Mostra de Vídeos, com a exibição do curta Index Generator 2.

Às 19h, será realizada a roda de abertura do seminário, a primeira da série de debates batizadas de Ritmos da Urgência, com a participação de Flavia Vivacqua, de Maria Carla Moreira, da Casa de Cultura da UEL e de Ricardo Ramalho, da Galeria Favo.

As rodas de debates têm como curadoria uma adaptação livre de Flavia Vivacqua a partir das experiências com o projeto de seminário “Sentidos da Cultura”, desenvolvido por ela, juntamente com Chico Linares, Daniel Manzione, José Roberto Shwafat e Sérgio Franco.

Conforme a curadora, as temáticas das rodas de debates procuram focalizar questões e experiências locais, compreendendo-as como realidade nacional, dialogando-as e inserindo-as em contextos globais. Para conduzir as diversas temáticas das discussões, importantes nomes das Artes Visuais, atuantes no Brasil, América Latina e Europa, estarão presentes.

Quanto à mostra de vídeos, que ocorre paralelamente ao seminário, Flávia afirmou que conta com a participação de diversos curadores. “Serão apresentados curtas produzidos em Londrina, São Paulo, na América Latina, entre outros”, informou.

Os interessados em participar do seminário ReverberAções e adquirir o certificado de participação podem fazer a inscrição gratuitamente no local do evento, que fica na rua Mato Grosso, 537, no centro. Mais informações sobre o evento, que ocorre na casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) podem ser obtidas no site www.corocoletivo.org.
(Londrina, 16 de novembro de 2006)

O que está sentindo ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s