por Cauê Alves

 tluzmari01web.jpg

As fotografias da série Expansão e Novissima Dimensão confundem nossa percepção ao jogar com o peso e a densidade do ar e da água. A partir de balões de hélio, gás mais leve do que o oxigênio, Flavia Vivacqua brinca com bolhas trasnlúcidas que flutuam na praia como se fossem águas-vivas inofencivas. Certo estranhamento aflora dessas imagens que retiram o espectador de seu prumo. Em Novíssima Dimensão, por exemplo, a linha do horizonte não separa o céu do mar. A parte superior da fotografia, em vez de azul celeste, está tomada pela areia da praia que comprime a imagem e inverte as relações entre baixo e alto.

Flavia apresenta também, projetada nas paredes da galeria, um vídeo da performance Travessia, realizada no ano passado no Morro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Trata-se de um percurso em que uma mulher – com vestido branco suntuoso e uma espécie de chapéu com esferas prateadas que iluminam o caminho – atravessa os arcos da Lapa seguindo o triho do bonde até chegar ao Largo das Neves. Entretanto, isso não fica rapidamente evidente para o espectador, o farol forte dificulta, num primeiro momento, o reconhecimento de que não se trata de um bonde.

A luz que nos ofusca funciona como um falso indice do trem.

O trabalho da artista está longe da crença futurista no progresso da sociedade industrial, na velocidade e na identificação do homem com a máquina. Ao contrário, a substituição do bonde pela figura humana parece incluir uma dimensão afetiva. Em Travessia, a ausência do bonde, veículo movido a eletricidade que um dia foi veloz e simbolizou o desenvolvimento da cidade, não é dominada pela nostalgia. Os passos lentos da performer levam a uma desaceleração e a uma espécie de adesão àquela vida pacata que o bonde, que um dia também foi movido à tração animal, permite que os cidadãos tenham.

por Cauê Alves
Fevereiro de 2005

 para exposição individual de Flavia Vivacqua

na Galeria D.Concept

foto da performance por Mariana Cavalcante

O que está sentindo ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s