por Adalgisa Campos

Foto detalhe da exposição.

 

 

“Ecologia. (…) Estudo das relações entre o organismo vivo e seu ambiente, que constitui parte fundamental da biologia; ou estudo das relações entre o homem como pessoa e seu ambiente social, que constitui parte da sociologia.(…)”* 

 

Imagino a exposição de Flavia Vivacqua. Como se dará a existência de um gramado num espaço envidraçado da Avenida Paulista? Como pisará? Quanto dos detritos da calçada tratá ao entrar? Quanto da grama e da terra levará comigo ao sair? Como fermentará o mato entalado entre as colunas da galeria? Como escorrerá a umidade nas vitrinas quando o sol bater pela manhã? Quão longe chegará o cheiro de todos esses elementos, exalando pela porta da galeria, contrastando com os cheiros da avenida? E a presença dessas sensações, como se confrontará às fotografias de reflexos e paisagens? Um projeto que poderia ser entendido como construção de uma imagem ideal da natureza na cidade resulta (imagino) em vapor, odores, condensação, putrefação, vida e morte. Passagem do tempo. Experiência. Experimento. Evento em lugar de representação. 

Os agenciamentos de Flavia Vivacqua tratam das relações que travamos com o ambiente em que vivemos, Tratando destas relações, ela constrói tensões e atribui sentidos, constituindo um discurso que não oferece respostas. Coloca-nos frente a situações e sensações. 

Ecologia, aqui, é observação da relação de si com o mundo. O trabalho de Flavia compartilha essa observação. 

por Adalgisa Campos 

Janeiro de 2005

para exposição individual de Flavia Vivacqua

na Galeria SESC Paulista

 

*Dicionário de Filosofia, São Paulo, Martins Fontes, 2000.

 

Anúncios

O que está sentindo ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s