CONVIDADA ARQUIVISTA

*

A Arquivista convida para

Exposição comemorativa de 25 anos da Galeria de Arte UFF

*com 25 artistas*

** e mais 7 convidados da Arquivista**

Abertura: 13/12/2007 (quinta-feira)

Hora: 19 horas

Local: Galeria de Arte UFF

Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói

Arquivo de emergência: documentos de eventos de ruptura

 

O objetivo do Arquivo de emergência é criar um ambiente relacional a partir de documentos derivados de EVENTOS DE RUPTURA inscritos no campo das artes visuais no Brasil a partir de 1998. Esses DOCUMENTOS têm sido agrupados a partir de ações de contato com os propositores de tais EVENTOS e ESTRATÉGIAS, envolvendo conversas, entrevistas, coleta de material, entre outros. São desenhadas estratégias de sistematização e compartilhamento que variam de acordo com cada situação onde o Arquivo é exposto.

 

 

Índice de imagens (UFF)

Na exposição na Galeria da UFF será apresentado pela primeira vez o Í NDICE DE IMAGENS que integra a sistematização do Arquivo de emergência, sendo mais uma das formas de acessar os DOCUMENTOS arquivados. Contudo, pensando a idéia de dispersão em contribuição à idéia de sistematização, em um momento as IMAGENS estarão disponíveis para consulta sem qualquer pré-classificação. Em outro momento, a Arquivista fornecerá os dados de cada IMAGEM, operando as classificações por ela criadas. Este ÍNDICE DE IMAGENS não contém apenas imagens autorais (de grupos, artistas e seus pares  nas artes visuais), mas traz imagens de um território híbrido, que possam suscitar conversas (e outras indexações….) sobre o que cada um entende por artístico.

Nesta edição foram convidados sete outros arquivistas para contribuírem ao trabalho: Adriano Marcello, Flávia Vivacqua, Graziela Kunsch, Julia di Giovanni, Luciana Knijnik, Rodrigo Nunes e Vitor César , cujas imagens solicitadas deveriam “trazer em si algum aspecto de ruptura com o status da arte na atualidade; constituir o registro ou uma manifestação social pública; habitar uma zona fronteiriça daquilo que se compreende ou não por arte”.  Tais convidados têm atuação distinta em dinâmicas sociais, diretamente através da arte ou não (filósofos, escritores, jornalistas, ativistas, etc.), e por isto foram chamados a contribuir para  o Arquivo. 

Algumas IMAGENS dos EVENTOS já presentes no Arquivo de emergência passaram por um processo de classificação e serão relacionadas através de um ÍNDICE às novas IMAGENS recentemente incorporadas.  

 

A Arquivista

agradecimentos

Adriano Marcello, Camila Mello, Daniel Toledo, EIA, Flávia Vivacqua, Graziela Kunsch, Hélio Fervenza, Julia di Giovanni, Julio Callado, Laranjas, Louise Ganz, Luciana Knijnik, Mabe Bethonico, Manuela Eichner, Mergulho, Michel Zózimo, Pedro Rocha Pitta, Ricardo Basbaum, Rodrigo Nunes, Rubens Pileggi Sá, Vitor César   e muitos outros arquivistas…

 

* as palavras em caixa-alta são termos desenvolvidos pela Arquivista para o Arquivo. disponível em http://arquive-se.blogdrive.com


apoio

APIC!

Artistas Patrocinando Instituições Culturais

***

*

O que está sentindo ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s